Jovens Desbravadores se emocionam com homenagem feita pela Câmara de Vereadores

Prefeito Leopoldo Meyer sanciona Lei que cria o Dia do Desbravador no município em solenidade prestigiada por membros da Igreja Adventistas do 7º Dia.

Mais de trezentas pessoas prestigiaram a sessão especial realizada pela Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 23, para homenagear os integrantes dos sete Clubes de Desbravadores da Igreja Adventistas do 7º Dia, existentes em São José dos Pinhais. A homenagem teve como objetivo reconhecer o importante papel desempenhado por meninos e meninas, com idade de 10 e 15 anos, denominados de desbravadores, em prol da comunidade são-joseense.

Na oportunidade, como parte das festividades, o prefeito Municipal, Leopoldo Meyer, sancionou a Lei nº 1200/2008, proposta pelo presidente do Legislativo, prof. Assis Manoel Pereira, que institui no calendário oficial do município o Dia do Desbravador, a ser comemorado anualmente na data de 23 de abril.  Ainda, fez parte da programação a entrega de Diplomas de Reconhecimento aos Clubes de Desbravadores Pinheiro, Alpha, Iceberg, Guerreiros da Fé, Luzeiros, Mensageiros da Fé e Guerreiros da Paz, outorgados pela Câmara Municipal.

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Leopoldo Meyer, o presidente da Câmara Municipal, prof. Assis Manoel Pereira, os Pastores Itanael Miranda, Gilson de Lara Rodrigues, Márcio, Elias e a regional Rosimary, além dos vereadores Ailton Fenemê, Carlos de Castro, Donizete Fraga, professor Walter Mulbak, Tarcísio Klettemberg e Lucia Stoco.Também participaram da solenidade o representante do deputado Federal, Luis Carlos Setim – assessor parlamentar Carlos Pereira, membros da Igreja Adventista do 7º Dia e da comunidade são-joseense.

Para o presidente do Legislativo, o Clube dos Desbravadores é um programa espiritual e recreativo destinados aos jovens, visando o seu desenvolvimento físico, mental e espiritual, “merecendo todo o respeito, pois afinal são 100 anos de trabalho em prol dos jovens que dele participam e envolve-os numa fase da vida em que muitas decisões são tomadas e que irão afetar as suas relações futuras e o seu progresso pessoal”. Ainda, segundo Assis, pais e membros da Igreja trabalham e brincam juntos, daí um dos princípios filosóficos que norteiam o Clube dos Desbravadores: “as crianças aprendem melhor pelo exemplo do que por preceitos”. Finalizando ele afirmou que esta homenagem visa demonstrar a gratidão e consideração que os membros deste legislativo têm por todos da Igreja Adventista, principalmente pela contribuição à sociedade são-joseense e pela educação dos nossos jovens.

O pastor Itanael falou da filosofia do Clube de Desbravadores e relatou o trabalho que os jovens executam. Também agradeceu pela criação do Dia do Desbravador e pelas homenagens recebidas. O diretor Associado, Rodrigo Saraiva, falando em nome dos jovens, disse que a data de ontem foi um dia especial, pois um sonho tornou-se realidade. “Sentimos orgulho ainda maior pelo que fazemos e somos, e gostaríamos de agradecer ao vereador prof. Assis pelas horas de dedicação e atenção para com todos os jovens e adolescentes, e graças a esta nova Lei, podemos mostrar para São José dos Pinhais todo o nosso trabalho e os objetivos dos desbravadores”.

O prefeito Leopoldo Meyer, ao fazer uso da palavra, ressaltou que feliz é a cidade que tem Clube de Desbravadores e mais, ainda, aquela que têm sete, como o caso de São José dos Pinhais. “Amar a Deus, amar ao próximo e a natureza. Se este é o propósito dos desbravadores, então nossa cidade é feliz e, por esta razão, desejo que cresça o número de Clube de Desbravadores, para que São José tenha sempre sucesso”.

A apresentação de um áudio-visual, mostrando as ações dos jovens desbravadores nas atividades comunitárias, missionárias, desfiles, exposição/feiras e acampamentos, também fez parte da programação da noite, bem como o pronunciamento dos ideais do Clube dos Desbravadores e a apresentação do seu Hino.

Todas as homenagens recebidas emocionaram os meninos e meninas desbravadoras e, também, seus familiares e membros da Igreja Adventista do 7º Dia.

Jornalista Nara Moreira – 24/04/2008