Trabalho da Guarda Municipal é reconhecido pela Câmara de Vereadores em noite festiva

Criada há três anos, pelo prefeito Leopoldo Meyer, a Guarda Municipal vem se destacando no auxílio a segurança pública de São José dos Pinhais. A Câmara de Vereadores, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido, prestou homenagem a corporação, com a entrega de Diploma de Votos de Louvor e Congratulações, em solenidade especial realizada nesta quarta-feira, 16. A homenagem também foi para festejar o “Dia da Guarda Municipal, comemorado em 14 de abril”.

Com a participação do secretário Municipal de Segurança, Coronel Ariovaldo Gouvêa e do diretor da Guarda Municipal, José Roberto, ambos representando toda a corporação homenageada, a sessão solene, conduzida pelo presidente do poder Legislativo, vereador prof. Assis Manoel Pereira, contou com as presenças do prefeito Municipal, Leopoldo Meyer, o comandante da 1ª Companhia do 17º Batalhão da Polícia Militar, Ten. Marcio Maia Moreira, o deputado Estadual, Francisco Bührer e o vice-prefeito, Toninho da Farmácia. Os vereadores professor Walder Mulbak, Tarcisio Klettemberg, Jairo Melo, Carlos de Castro, Donizete Fraga e Sylvio Monteiro, juntamente com secretários municipais e membros da comunidade, também prestigiaram o acontecimento.

Na ocasião, autoridades fizeram uso da palavra para falar do importante trabalho da Guarda Municipal em prol da comunidade são-joseense. O vereador Sylvio Monteiro, autor da Lei que criou o “Dia da Guarda Municipal”, foi o primeiro orador da noite, após todos os presentes assistirem um vídeo institucional do órgão homenageado. Ele disse que segurança pública é tema de toda campanha eleitoral, mas que os governos nem sempre investem nessa área.“Me sinto orgulhoso  de poder prestar essa homenagem a Guarda Municipal são-joseense, pois o trabalho vem sendo realizado de forma séria e com competência. Desejo sucesso a todos que compõem está importante corporação”.

O secretário Municipal de Segurança Pública e o diretor da Guarda Municipal, Coronel Gouvêa e José Roberto, respectivamente, fizeram agradecimentos aos poderes Legislativo e Executivo  pela implantação da Guarda Municipal, pelo estímulo no desenvolvimento do trabalho e pelos investimentos de infra-estrutura no órgão. Com relação aos investimentos, a aquisição de 14 pistolas de choque (taser), visando facilitar o trabalho dos membros da guarda, foi motivo de matérias jornalísticas na mídia estadual e nacional. Os dois oradores também ressaltaram o valor dos guardas municipais, que com bravura e desprendimento atuam sempre buscando o melhor para a população.

Para o deputado Francisco Bührer a Guarda Municipal tem sido parceira das policias Civil e Militar e esse trabalho, em conjunto, vem contribuindo para diminuir os índices de criminalidade no município são-joseense. O fato, segundo ele, foi comprovado em matéria publicada recentemente num grande jornal da capital. O vice-prefeito, Toninho da Farmácia, também se manifestou dizendo que a Guarda Municipal é merecedora das homenagens recebidas, bem como todos que contribuíram para que a instituição fosse criada.

“Agradeço a colaboração e apoio recebido para que a implantação da Guarda Municipal se tornasse uma realidade”. Assim o prefeito Leopoldo Meyer iniciou o seu discurso e continuou agradecendo também as policias Civil e Militar pelo trabalho realizado em São José dos Pinhais, no qual a Guarda Municipal tem sido parceira. Ao se referir a matéria que fala dos índices de criminalidade nos municípios da região metropolitana, Leopoldo disse: “gostaria que em São José eles fossem zero, mas infelizmente isto não acontece”. Na sua opinião segurança se faz com investimentos em educação e promoção social, e isto a administração pública vem fazendo no município, além de valorizar os servidores públicos para bem servir a comunidade. “Investimentos também vem sendo feito na Guarda Municipal, visando dar mais segurança aos cidadãos e o conhecimento disto, a nível nacional, em razão de matérias publicadas, é motivo de muito orgulho”, acrescentou. Ao encerrar parabenizou a todos os homenageados.

Finalizando a sessão solene o presidente da Câmara de Vereadores, Assis Manoel, enalteceu a ousadia do prefeito Leopoldo Meyer, em priorizar a criação da guarda municipal há três anos, que hoje tanto tem contribuído com a segurança pública da comunidade. Ainda, aproveitou para falar do importante papel dos vereadores no apoio dado ao poder Executivo. À guarda municipal disse “todos são merecedores desta justa homenagem”.

Jornalista Nara Moreira – 17/04/2008