Prof. Assis recebe visita de cortesia da artista plástica Katia Velo

Obras da artista representam o município no XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira

Na tarde desta quinta-feira (10), o presidente da Câmara de Vereadores, prof. Assis Manoel Perereira, recebeu em seu gabinete a visita da artista visual Katia Velo, que já participou com suas obras de inúmeras exposições nacionais e internacionais.

Na ocasião, Katia Velo fez a entrega de catálogos do CIAB – Circuito Internacional de Arte Brasileira, no qual possui duas de suas obras representando o município de São José dos Pinhais e o Estado do Paraná. Para participar desta mostra, a artista recebeu apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. A artista destaca que mesmo já tendo participado de algumas exposições internacionais como Argentina, Espanha e Polônia, o XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira "representará de forma mais significativa e determinante a participação de São José dos Pinhais no cenário cultural e artístico do Paraná, Brasil e em nível internacional".

A exposição organizada desde sua primeira edição pela Colege Arte tem agregado prestígio e reconhecimento em vários países da Europa, Ásia e Amércia Central. Nesta edição, o circuito acontece no período de 1º a 25 de abril em Varsóvia, Polônia, Frankfurt, Alemanha e Viena e também na Áustria.

Katia Velo, que além de artista visual é colunista do GuiaSJP, professora de arte e membro da diretoria da APAP-PR – Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná e do Núcleo de Arte – Edilson Viriato, conta que as obras “Arabesques I” e “Arabesques II”, 50×50, acrílico s/tela, foram feitas especialmente para o evento e foram baseadas nos trabalhos de sua última exposição “Arabescos”. As obras consistem na pintura de motivos florais e arabescos, em forma de caleidoscópios feitos através de uma combinação inusitada de curvas, caracóis, flores e rococós. "Tenho dedicado todo o meu conhecimento e técnica adquiridos para a confecção de uma obra esteticamente bonita e culturalmente rica”, declara.

Cada mostra internacional conta com o apoio institucional do setor cultural da Embaixada do Brasil nos países que participam do evento e também do MRE – Ministério das Relações Exteriores em Brasília, além do apoio institucional do Setor Cultural da Embaixada Brasileira dos países participantes e do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Colaboração: jornalista Franciele Ulson

11/04/2008