Aprovada Lei das sacolas oxi-biodegradáveis

Projeto do vereador Marcos da Vidofer teve unanimidade na Câmara
 

 
 

 
 

Visando a diminuição do impacto ambiental causado pelos plásticos, que demoram em torno de 500 anos para se decompor, o vereador Marcos da Vidofer apresentou projeto de Lei, que dispõe sobre a substituição de sacolas plásticas convencionais, distribuídas principalmente por supermercados, por sacolas oxi-biodegradáveis.
 

A referida matéria foi aprovada ontem (03), em segundo turno, por unanimidade. Após sancionada pelo prefeito e publicada no jornal oficial do município, os estabelecimentos comerciais localizados em São José dos Pinhais terão o prazo de um ano para se adequar a nova lei.
 

No município, algumas redes de grandes supermercados já fazem uso das sacolas oxi-biodegradáveis, que significa que o plástico será degradado e absorvido pelo ambiente tanto no ar como no solo. Enquanto a sacola comum leva centenas de anos para se decompor, as sacolas oxi-biodegradáveis são absorvidas pelo ambiente em no máximo 18 meses, transformando-se em biomassa, sem qualquer prejuízo ao meio-ambiente.
 

  Para o vereador Marcos da Vidofer, o objetivo é que todos os estabelecimentos comerciais que utilizam sacolas plásticas em São José dos Pinhais substituam as sacolas comuns pelas oxi-biodegradáveis. "Acredito que gradativamente os estabelecimentos se adéqüem e passem a fazer o uso das sacolas ecologicamente corretas, pois as sacolas comuns são parte de um problema cada vez maior nas cidades, que é a poluição do solo e dos rios e, quando jogadas em qualquer lugar, podem até entupir bueiros. A natureza agradece!", destaca.
 

 

                             
Jornalista: Franciele Ulson
 

03/04/2008
 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support