Contribua com o meio ambiente: Adote uma área verde

A fim de estimular e promover uma maior reflexão sobre as questões ambientais, o presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, vereador prof. Assis Manoel Pereira, apresentou projeto de Lei que instituiu o programa “Adote uma área verde”. O referido projeto entrou na pauta da sessão ordinária do Poder Legislativo desta terça-feira (11), e deverá ser analisado pelas Comissões Permanentes, para posterior aprovação do demais vereadores.

A iniciativa prevê a colaboração de pessoas físicas ou jurídicas na conservação e melhoria de ajardinamento, bem como no tratamento paisagístico de praças, canteiros, avenidas e outras áreas verdes do município. À empresa que adotar uma área verde será permitida a colocação de placas (tamanho padrão pré-estabelecido de acordo com o terreno) divulgando o nome e logotipo da mesma.

O proponente da Lei diz que “a arborização urbana não significa apenas plantar árvores, mas segue uma série de atividades como: manutenção e gerenciamento do patrimônio vegetal, cabendo ao órgão público criar os meios que viabilizem a sua execução”. Por este motivo, explica Assis, no ato da adoção é assinado um termo de cooperação entre a prefeitura e interessados.

Ainda, segundo ele, essa solução, encontrada por algumas prefeituras brasileiras, de envolver os cidadãos na preservação das áreas verdes urbanas, é vantajosa para ambas as parte. “Mobiliza a sociedade para ser responsável pela qualidade de vida nas cidades e conscientiza mais pessoas da importância de cuidar do lugar onde vivemos” justificou.

Com a aprovação do projeto de Lei, a prefeitura Municipal deve elaborar as normas do Programa, bem como o termo de cooperação a ser assinado.

Jornalista Nara Moreira – 11/03/2008