Comitiva Polonesa visita instituições de ensino do município

Receberam a visita o Colégio Estadual professora Lindaura Ribeiro Lucas e a Escola Municipal professora Elvira Piloto Carrano

Integrantes da comitiva polonesa, que chegou a São José dos Pinhais na última segunda-feira, estiveram na manhã de ontem (20), em visita a duas instituições de ensino do município.
         A primeira instituição a receber os poloneses foi o Colégio Estadual Lindaura Ribeiro Lucas, localizada no Afonso Pena. Como recepção aos membros da delegação de autoridades do Distrito de Póznan, o diretor do colégio e vereador, professor Walder Mulbak – que recentemente esteve naquele país – apresentou as dependências do Colégio e discorreu sobre a metodologia de ensino. A importância da inclusão de portadores de deficiência nas instituições de ensino de São José dos Pinhais foi outro assunto abordado pelo diretor.
           Para descontrair, o mágico Sandro realizou uma apresentação que trata dos males que as drogas fazem à saúde e a aluna Nayara Costa de Araújo, de 15 anos, portadora de deficiência visual, cantou duas canções gospel. Em seguida, Diego Sobutk, portador de Síndrome de Down e estudante da 6ª série, juntamente com a aluna Nayara  Araújo, entregou uma carta à professora Roselis, na ocasião representando a secretária de Promoção Social, Rita Meyer, onde pede a inclusão de deficientes no programa Guarda Mirim. Um vídeo com fotos das atividades desenvolvidas em 2007 na instituição também foi exibido.
          Depois de serem recebidos por alunos, professores e direção do Colégio Lindaura, a comitiva acompanhada por membros do Comitê de Geminação da cidade e de autoridades são-joseenses, seguiu até a Escola Municipal Elvira Piloto Carrano. No local conheceram salas de aula, o laboratório de informática e a quadra de esportes. Uma belíssima apresentação de dança de tango, realizada por estudantes, encerrou a programação junto as escolas.
          Ontem, a delegação também esteve na Cinemateca, onde assistiram uma apresentação da Cia de Dança Corpo São e na Casa da Cultura polonesa, localizada na Colônia Murici. Hoje (21) o prefeito de Póznan divulga no CIETEP-PR a Feira Internacional que acontece anualmente naquela cidade.

Jornalista: Franciele Ulson

20-02-2008