Câmara Municipal homenageia Colunistas Sociais

O trabalho dos colunistas sociais se difere do jornalismo escrito, traz para os jornais a alegria dos eventos, informações políticas e enaltece membros da sociedade que se destacam em diversas áreas, além de registrarem fatos históricos de pessoas e costumes de época. Por estas razões é que nenhum jornal dispensa uma coluna desses profissionais.

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais, em reconhecimento a essa importante categoria, homenageou nesta terça-feira (11) as colunistas Carmen Luiza, Kátia Velo, Naiana Xavier, Silvia Bonk, Valéria Bonin, Vera Rosa e o colunista Cândido Cordeiro, que atuam em jornais do município e da capital paranaense. A homenagem constou da entrega de um diploma pelo dia do Colunista Social, comemorado no dia 08 de dezembro, conforme a Lei nº 833/2005, de autoria do vereador prof. Assis Manoel Pereira.

Durante a homenagem a colunista Vera Rosa leu carta da presidenta Nacional da Febracos – Federação Brasileira de Colunistas Sociais, Vera Martins, que parabenizou os Poderes Legislativo e Executivo pela Lei que cria o Dia do Colunista Social no município. O documento registra ainda o preconceito com relação a esses profissionais e das dificuldades da profissão. Mas diz também que “o colunista é no fundo um idealista, um altruísta e que acredita na força da palavra para uma vida melhor para todos”. A oradora Vera Rosa encerrou acrescentando que “se hoje São José dos Pinhais é conhecida nacionalmente por nossas industrias e nosso desenvolvimento, com certeza será ainda mais conhecida pela união dos colunistas são-joseenses. Pois aqui não somos concorrentes, somos parceiros”.

O presidente da Câmara Municipal, vereador prof. Assis, ao se referir aos trabalhos dos homenageados disse “colunas sociais são espaços que retratam os costumes de uma época, de uma cidade e de uma classe social. É um tipo de jornalismo considerado pessoal ou subjetivo, pois veicula a opinião de seu autor, e que lhe vale um status diferenciado do repórter, do redator e do editor. São pessoas de grande carisma e sensibilidade, o que facilita os relacionamentos, garantindo um trânsito livre em eventos de todas as esferas sociais”.

O vereador Joel Almeida, ao fazer uso da tribuna em nome dos demais vereadores, enalteceu a classe de colunistas pelo trabalho desenvolvido junto aos meios de comunicação, bem como pela alegria proporcionado aos leitores de suas colunas.

Jornalista: Nara Moreira

11/12/07