Homenagem em Memória a Victor Bento Emociona Público Presente

A simplicidade de um ato transforma a ocasião num momento muito especial. Foi assim, nesta terça-feira (04), nas dependências da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, quando foi realizada homenagem em memória do fotógrafo Victor Bento, promovida pelos poderes Legislativo e Executivo, em parceria com os fotógrafos profissionais do município.
         O evento ficará registrado na memória de todos os presentes, principalmente, pelas lembranças recordadas por todos os oradores da noite, de um homem humilde, sensível, amigo, carinhoso e do grande profissional, que registrou e contribuiu com a história de São José dos Pinhais, num trabalho pioneiro de fotografias aéreas.
 Victor Bento era natural de Massaranduba – SC, casado com Ligia Novaes com quem teve quatro filhos: Marcos, Silony, Suzete e Suzana. Faleceu em 2006, com 80 anos, trabalhando.
            A solenidade foi aberta pelo Presidente da Câmara Municipal, vereador prof. Assis Manoel Pereira, que contou com as presenças do prefeito Municipal, Leopoldo Meyer, vice-prefeito, Toninho da Farmácia, Comandante do 17º Batalhão da Policia Militar, cel. Cheremeta e Eloi Berti. Também prestigiaram o evento secretários municipais, representantes de Clubes de Serviços, membros da sociedade são-joseense, amigos e familiares, além dos vereadores Auro Luis e Tarcisio Klettemberg.
              A homenagem ao fotógrafo Victor Bento foi feita aos seus familiares, representados por sua esposa, Ligia Novaes e seu filho, Marcos Bento, que também fizeram parte da mesa oficial. A forma de reconhecer o importante trabalho de Victor Bento a favor de São José dos Pinhais, tanto na cultura, historia e desenvolvimento econômico, foi perpetuar seu nome, denominando uma das vias públicas do município, pela Lei nº 1.143. Uma réplica da placa com o nome do homenageado e cópia da Lei Municipal foram entregues a sua esposa, acompanhada de um ramalhete de flores, durante o evento.
         Os fotógrafos profissionais, que atuam em São José dos Pinhais, também renderam suas homenagens, por meio de uma placa comemorativa onde está registrado o agradecimento da classe pelo exemplo e dignidade no exercício da profissão, considerado mestre da fotografia por todos.
         O empresário Eloi Berti, amigo, companheiro de Rotary e profundo conhecedor da trajetória profissional do homenageado, fez sua reverência enaltecendo o grande homem que foi Victor Bento, e da satisfação em compartilhar da sua vida. “O mundo sem ele já não é o mesmo, sinto falta dos seus conselhos, atenção, amizade e, principalmente, do seu otimismo”.
            O fotógrafo Silvio Ramos, que falou em nome dos demais profissionais da área, disse que a profissão muitas vezes não é valorizada, mas é de suma importância, tanto que desde a época das cavernas o homem já procurava registrar a sua existência através de desenhos. “O Victor foi um ícone da fotografia em São Jose dos Pinhais e pioneiro na fotografia aérea no sul do País. Para nós, além de mestre na arte de fotografar, foi exemplo para todos pela sua humildade e ficará gravado no coração daqueles que o conheceram”. Também a neta Mayara prestou sua homenagem, destacando o amor pelo avô e a admiração sentida por ela.
        “Artista da fotografia”, assim se referiu o prefeito Leopoldo Meyer ao falar do homenageado, que acrescentou dizendo que “ele marcou a nossa cidade com suas fotografia e nos marca para sempre, cada vez que olharmos suas fotos”. Na ocasião Meyer também destacou a importância de Victor no desenvolvimento e registro histórico do município.
            A esposa Ligia, juntamente com seu filho, Marcos Bento, usaram a palavra para agradecer as homenagens recebidas. Segundo Marcos o seu pai faleceu sem perceber o tamanho da importância do seu trabalho e que o acervo deixado por ele é relevante para a memória histórica do Brasil.
           Encerrando a solenidade, o presidente da Câmara, vereador prof. Assis, reafirmou que o homenageado é um ícone da arte da fotografia em São José dos Pinhais e merecedor de todas as honrarias. Para que todos possam tomar conhecimento do trabalho de Victor Bento, o Poder Legislativo, na pessoa do seu presidente, fez a abertura oficial da exposição que reúne fotos realizadas pelo precursor das fotografias aéreas deste município desde 1961             até 1993.   A exposição ficará aberta ao público durante o mês de dezembro, no hall de entrada da Câmara Municipal.

Jornalista Nara Moreira – 05/12/2007