Homenagem em Memória a Victor Bento Emociona Público Presente

A simplicidade de um ato transforma a ocasião num momento muito especial. Foi assim, nesta terça-feira (04), nas dependências da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, quando foi realizada homenagem em memória do fotógrafo Victor Bento, promovida pelos poderes Legislativo e Executivo, em parceria com os fotógrafos profissionais do município.
         O evento ficará registrado na memória de todos os presentes, principalmente, pelas lembranças recordadas por todos os oradores da noite, de um homem humilde, sensível, amigo, carinhoso e do grande profissional, que registrou e contribuiu com a história de São José dos Pinhais, num trabalho pioneiro de fotografias aéreas.
 Victor Bento era natural de Massaranduba – SC, casado com Ligia Novaes com quem teve quatro filhos: Marcos, Silony, Suzete e Suzana. Faleceu em 2006, com 80 anos, trabalhando. 
            A solenidade foi aberta pelo Presidente da Câmara Municipal, vereador prof. Assis Manoel Pereira, que contou com as presenças do prefeito Municipal, Leopoldo Meyer, vice-prefeito, Toninho da Farmácia, Comandante do 17º Batalhão da Policia Militar, cel. Cheremeta e Eloi Berti. Também prestigiaram o evento secretários municipais, representantes de Clubes de Serviços, membros da sociedade são-joseense, amigos e familiares, além dos vereadores Auro Luis e Tarcisio Klettemberg.
              A homenagem ao fotógrafo Victor Bento foi feita aos seus familiares, representados por sua esposa, Ligia Novaes e seu filho, Marcos Bento, que também fizeram parte da mesa oficial. A forma de reconhecer o importante trabalho de Victor Bento a favor de São José dos Pinhais, tanto na cultura, historia e desenvolvimento econômico, foi perpetuar seu nome, denominando uma das vias públicas do município, pela Lei nº 1.143. Uma réplica da placa com o nome do homenageado e cópia da Lei Municipal foram entregues a sua esposa, acompanhada de um ramalhete de flores, durante o evento.
         Os fotógrafos profissionais, que atuam em São José dos Pinhais, também renderam suas homenagens, por meio de uma placa comemorativa onde está registrado o agradecimento da classe pelo exemplo e dignidade no exercício da profissão, considerado mestre da fotografia por todos.
         O empresário Eloi Berti, amigo, companheiro de Rotary e profundo conhecedor da trajetória profissional do homenageado, fez sua reverência enaltecendo o grande homem que foi Victor Bento, e da satisfação em compartilhar da sua vida. “O mundo sem ele já não é o mesmo, sinto falta dos seus conselhos, atenção, amizade e, principalmente, do seu otimismo”.
            O fotógrafo Silvio Ramos, que falou em nome dos demais profissionais da área, disse que a profissão muitas vezes não é valorizada, mas é de suma importância, tanto que desde a época das cavernas o homem já procurava registrar a sua existência através de desenhos. “O Victor foi um ícone da fotografia em São Jose dos Pinhais e pioneiro na fotografia aérea no sul do País. Para nós, além de mestre na arte de fotografar, foi exemplo para todos pela sua humildade e ficará gravado no coração daqueles que o conheceram”. Também a neta Mayara prestou sua homenagem, destacando o amor pelo avô e a admiração sentida por ela.
        “Artista da fotografia”, assim se referiu o prefeito Leopoldo Meyer ao falar do homenageado, que acrescentou dizendo que “ele marcou a nossa cidade com suas fotografia e nos marca para sempre, cada vez que olharmos suas fotos”. Na ocasião Meyer também destacou a importância de Victor no desenvolvimento e registro histórico do município.
            A esposa Ligia, juntamente com seu filho, Marcos Bento, usaram a palavra para agradecer as homenagens recebidas. Segundo Marcos o seu pai faleceu sem perceber o tamanho da importância do seu trabalho e que o acervo deixado por ele é relevante para a memória histórica do Brasil.
           Encerrando a solenidade, o presidente da Câmara, vereador prof. Assis, reafirmou que o homenageado é um ícone da arte da fotografia em São José dos Pinhais e merecedor de todas as honrarias. Para que todos possam tomar conhecimento do trabalho de Victor Bento, o Poder Legislativo, na pessoa do seu presidente, fez a abertura oficial da exposição que reúne fotos realizadas pelo precursor das fotografias aéreas deste município desde 1961             até 1993.   A exposição ficará aberta ao público durante o mês de dezembro, no hall de entrada da Câmara Municipal.        
 

 
Jornalista Nara Moreira – 05/12/2007

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support