Eleição para mesa diretiva das Câmaras Mirins já encerraram

A próxima etapa constituirá na realização de sessões ordinárias pelos vereadores mirins em suas respectivas instituições de ensino

Durante os meses de setembro e outubro foram realizadas as sessões de instalação e Posse da legislatura 2007/2009 e a eleição das mesas diretivas das Câmaras Mirins, junto aos estabelecimentos de ensino participantes do programa Vereador Mirim, mantido pela Câmara de Vereadores por meio da Escola de Cidadania.
 

A primeira instituição de ensino a realizar o evento foi a escola particular Mundo Novo, a qual aderiu ao programa neste ano, e o encerramento aconteceu no Colégio Estadual Guatupê. As sessões de instalação e a eleição das mesas diretivas aconteceram de acordo com cronograma pré-estipulado pela coordenação.
 

A posse nas escolas é uma festividade da comunidade escolar, que conta com o apoio do Poder Legislativo Municipal. Para a ocasião são convidados autoridades e familiares dos alunos eleitos como vereadores mirins, além de todo o corpo docente e administrativo das escolas. Os vereadores são-joseenses estiveram prestigiando as sessões realizadas nas instituições de ensino, mostrando a importância do desenvolvimento deste programa para a formação dos jovens, os quais poderão ser os futuros representantes do povo.
 

A partir de agora, os vereadores mirins eleitos em junho e empossados durante solenidade realizada na Câmara de Vereadores começam a realizar as sessões ordinárias em suas respectivas Câmaras Mirins, além de acompanhar os projetos apresentados pelos vereadores do município. Segundo o coordenador geral do programa, professor Luis Carlos Marques, também estão previstas a realização de sessões ordinárias dos vereadores mirins no plenário principal da Câmara de Vereadores, local onde são realizadas as sessões oficiais dos vereadores são-joseenses. “Esta ação tem como objetivo motivar os participantes, além de aproximar os vereadores mirins dos seus representantes”.
 

Durante o desenvolvimento das atividades relacionadas ao programa a integração dos jovens é relevante, levando-os a participar e a contribuir efetivamente com a comunidade a qual estão inseridos. Nesse processo os estudantes têm a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento e a importância do Poder Legislativo, além de participar de ações práticas que contribuem para a sua formação política e cidadã.
 

             Atualmente mais de 17 mil alunos de 14 instituições de ensino estão envolvidos. O programa conta com a participação dos colégios estaduais: Silveira da Motta, Barro Preto, Irmã Ambrósia Sabatovich, São Cristóvão, Chico Mendes, Padre Antonio Vieira, Afonso Pena, professora Angelina Annamaria C. do Prado, Maria Vidal Novaes, Tiradentes, Guatupê e Lindaura Ribeiro Lucas, além das escolas particulares Mundo Novo e Milenium.
 

           As instituições de ensino interessadas em participar do Vereador Mirim devem entrar em contato com a Escola de Cidadania, através dos telefones (41) 3299-6522 ou 3299-6500. A Câmara de Vereadores fica na rua Veríssimo Marques, 699 – Centro (próximo da praça do Verbo Divino).

Jornalista: Franciele Stoco Ulson
30/10/07

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support