Mobilização de Estudantes impede aterro da nascente do Rio Arujá

Com o apoio dos poderes Legislativo e Executivo vereadores mirins do Colégio Estadual Barro Preto fazem ato público em defesa do Rio Arujá

        O plantio de árvores, leitura de poesia, canto e discursos fizeram parte do ato público, organizado pela Câmara Mirim do Colégio Estadual Barro Preto, em defesa do Rio Arujá, realizado nesta quinta-feira (25). A mobilização dos jovens estudantes, que contou com a presença de autoridades da Câmara Municipal, Poder Executivo, Secretaria Estadual de Educação, professores, alunos e da comunidade local, foi feita junto a uma das nascentes daquele rio, que estava sendo aterrada.
             A iniciativa dos jovens vereadores mirins, apoiada pelo diretor da Escola, Lacides Freitas de Castro, foi amplamente aplaudida pelos vereadores prof. Walder Mulbak, Tarcisio Klettemberg, Jairo Melo e Carlos de Castro, que estiveram participando do evento, além dos representantes dos vereadores Assis Manoel Pereira e Auro Luis. “A atitude desses estudantes deve servir de exemplo para toda a comunidade são-joseense, pois a existência dessa nascente no futuro, vai se dever a eles, que lutaram para que esse crime ecológico não fosse concretizado. A defesa do nosso Meio Ambiente depende de todos”, concluíram os vereadores.           
         Os vereadores mirins e demais alunos do Colégio Estadual Barro Preto estão empenhados em salvar o Rio Arujá. Para isto já desenvolveram várias ações nesse sentido, entre elas a mobilização da comunidade e a confecção de um abaixo-assinado, com mais de quinhentas assinaturas pedindo a conservação daquele Rio. Estas iniciativas já deram resultados positivos, como o encaminhamento, através da mesa diretiva da Câmara Municipal, de indicação ao poder Executivo solicitando providências a respeito da preservação da nascente e do rio Arujá, documento este que, junto com denuncias da comunidade e do abaixo-assinado, contribuiu para o embargo do aterro que vinha sendo realizado.
          Durante o ato público o secretário Municipal de Meio Ambiente, José Tadeu Motta, esclareceu que aquela Secretaria já tomou as devidas providências, inclusive denunciando junto aos órgãos competentes a ação criminosa. “A obra já sofreu embargo e o proprietário do terreno já foi notificado e multado. E nós, do Poder Executivo, já começamos a tomar as medidas necessárias para desapropriar a área e indenizar o dono do local”, acrescentou.
         Ainda, durante a ocasião, os alunos fizeram a entrega de documentos às autoridades presentes sugerindo uma série de medidas visando a continuidade dos trabalhos em prol da preservação do Rio Arujá, além de várias reivindicações referentes ao local onde está a nascente do Rio. Eles pedem que na área seja construída uma praça, com equipamentos urbanos de lazer e quiosques, bem como um chafariz utilizando a água da nascente.
        Também estiveram prestigiando o acontecimento a representante do Núcleo Regional da Educação – Área Metropolitana Sul, prof. Maria Zenilda Frederige, a Coordenadora do Programa Vereador Mirim do referido Colégio, prof. Cristiane Mari de Oliveira Ferreira e o Coordenador do Programa Vereador Mirim do Legislativo são-joseense, Luiz Carlos Marques, juntamente com sua equipe de trabalho.
             O ato público foi encerrado com o plantio de árvores pelos alunos e demais autoridades presentes. Segundo os vereadores mirins, Vinicios, Emerson, Jean, Kharolina, Jesiele, Karine, Maicon e Franciele, este trabalho, de lutar pela preservação do Rio Arujá, não terminou com o evento realizado, outras ações estão sendo elaboradas pelo jovens estudantes e membros da comunidade.
          

                                    Jornalista Nara Moreira – 25/10/2007
 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support