Butka recebe Título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais

Na noite desta quarta-feira (24), amigos, familiares e autoridades municipais e estaduais, prestigiaram o evento de entrega de título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais ao sindicalista Sérgio Butka e ex-vereador do município. A homenagem foi proposta pelo vereador Ailton Fenemê e aprovada pelos demais membros do legislativo.
A solenidade, que foi presidida pelo vereador prof.Assis Manoel Pereira, contou com a participação dos demais membros deste legislativo professor Walder Mulbak, Tarcísio Klettemberg, Ailton Fenemê, Auro Luis e Carlos de Castro. O plenário estava repleto também de admiradores, participantes e membros da força sindical, além de representantes e presidentes de outros sindicatos, e ainda contou com as presenças do vice-prefeito de São José dos Pinhais, Toninho da Farmácia, o Secretário Municipal de Trabalho e Emprego – representando o prefeito Beto Richa, Manasses Oliveira da Silva e o vereador de Curitiba Custódio da Silva.
O vereador Fenemê, proponente do título e orador oficial da sessão solene, em sua fala disse que o homenageado Sérgio Butka é natural de Marcelino Ramos, no Rio grande do Sul, e desde seus 17 anos fixou residência em Curitiba, já dando início a sua vida profissional. Em 1980, como trabalhador metalúrgico, ingressou no movimento sindical e, quatro anos mais tarde, assumiu a Secretaria Geral do Sindicato Metalúrgico e, em 1990, passou a ocupar o cargo de presidente, desde então o número de associados aumentou significativamente, tornando a categoria forte e atuante no estado do Paraná.
Ainda, segundo o orador, além de sindicalista, Butka foi vereador em São José dos Pinhais no ano de 2000, ocasião em que apresentou importantes leis que beneficiam o trabalhador do município. Atualmente é Presidente da Força Sindical do Paraná, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba, vice-presidente Nacional da Força Sindical, Presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos, Membro do Conselho Automotivo Nacional e Membro do Fórum nacional do Trabalho.  Finalizando, Fenemê relatou inúmeras atividades desenvolvidas pelo homenageado no decorrer da sua vida profissional e como dirigente sindical.
O vice-prefeito são-joseense, Toninho da Farmácia também fez uso da palavra e enalteceu o trabalho realizado por Sergio Butka, quando vereador deste município, bem como da luta em favor dos metalúrgicos e dos mais necessitados, realizada, de forma incansável, pelo homenageado.
Emocionado, o mais novo cidadão honorário de São José dos Pinhais, agradeceu a honraria recebida e as homenagens prestadas. “Agora, mais do que nunca, vou continuar trabalhando e lutando pela população são-joseense, principalmente por aqueles que mais necessitam, lembrando sempre deste importante reconhecimento, pois São José dos Pinhais é especial para mim”, encerrou.
A solenidade, desta Quarta-feira, vai ficar registrada na vida dos participantes pelos vários momentos de emoção. Contribuiu para momentos inesquecíveis a cantora Marise, que entoou, além do hino nacional e do município, várias canções falando de amizade, amor e carinho.

Jornalista Nara Moreira – 25/10/2007

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support