Autoridades de Montemor-o-Velho e Póznan recebem comitiva de São José dos Pinhais

        Uma delegação composta por autoridades e profissionais da área de educação de São José dos Pinhais esteve durante os dias 24 a 27 de setembro em visita oficial as autoridades de Montemor-o-Velho, em Portugal, e Póznan – na Polônia, cidades que possuem convênio de geminação com o município.

Os vereadores professor Walder Mulbak e Tarcísio Klettemberg, os quais representaram o Legislativo nesta visita, fizeram uso da tribuna na última sessão ordinária para destacar os pontos positivos da viagem, a qual teve o objetivo de reforçar o protocolo de intenções que o município possui, estreitar amizades e principalmente parcerias no âmbito da educação, do esporte e na área de  investimentos, entre outros.
        Para os vereadores houve uma grande troca de experiências. “A viagem foi imensamente produtiva”, destacou o vereador Tarcísio Klettemberg. Entre os compromissos cumpridos pela comitiva teve a visita a a uma moderna instituição de ensino para deficientes auditivos e visuais e a uma grande feira (comercial e industrial) realizada na sua maioria com recursos privados.
         Segundo o vice-presidente do Legislativo, vereador professor Walder, as cidades têm um grande interesse em desenvolver o esporte e de realizar  intercâmbio de atletas. “No esporte há também grande participação da iniciativa privada”, destacou. Os vereadores comentaram também sobre a necessidade da participação de empresários na delegação. “Na feira, a qual visitamos em  Póznan, encontramos apenas duas empresas brasileiras, entre 70 países expositores. Acreditamos que muitos investimentos podem ser realizados futuramente, portanto, fica aqui o convite aos empresários são-joseenses que tiverem interesse em fazer parte das próximas delegações que visitarão aquelas cidades co-irmãs”, comentou o vereador professor Walder Mulbak.
        O vereador Tarcísio Klettemberg falou também sobre o interesse daquelas cidades pelo programa Vereador Mirim, como forma de incentivar a participação dos jovens na política.
         A comitiva foi composta pelo vice-prefeito de São José dos Pinhais, Toninho da Farmácia, os secretários municipais Amarildo Rosa (Esporte e Lazer) e Miguel Ferreira de Paula (Habitação), a diretora do departamento de educação especial, Elmani Ferreira de Paula e os vereadores professor Walder Mulbak e Tarcísio Klettemberg.
         O contato com as cidades-irmãs de São José dos Pinhais é gerenciado pelo Comitê de Geminações do município, entidade não-governamental que tem como secretária Elza Maria Moro Zétola Delage e presidente o vereador Auro Luís Ferreira de Paula.
 Conferência das Cidades

 
 
 
       Outro evento importante que contou com a representação da Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais foi a 3ª Conferência Estadual das Cidades, realizada nos dias 26 e 27 de outubro, em Foz do Iguaçu. Na oportunidade foram escolhidas e aprovadas propostas apresentadas  pelos municípios, as quais serão levadas para a Conferência Nacional, em Brasília.
        Jairo Melo, vereador que representou o Poder Legislativo no evento, ao fazer uso da tribuna na última terça-feira, considerou o acontecimento um dos maiores instrumentos para a consolidação da democracia participativa no país. “A Conferência Estadual das Cidades contou com a participação de diversos segmentos da sociedade civil e do Poder Público, que se reuniram com o objetivo de discutir e priorizar ações públicas na tentativa de minimizar os problemas decorrentes dos desequilíbrios territoriais e sociais do nosso país”.
        Também foi oportunizada, na ocasião, discussão a respeito da Agenda 21, a qual precisa ser novamente resgatada. Outro assunto de importância tratado foi sobre os projetos de casa populares da COHAPAR. O vereador Jairo Melo levantou também a necessidade da criação do Conselho Municipal das Cidades, pois a falta do mesmo “trará dificuldades para repasses de verbas do Governo Federal e Estadual para projetos ligados ao Ministério das Cidades”.

 
 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

Jornalista: Franciele Stoco Ulson
03/10/2007
 

 
 
 
 
 

 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support