Eleições para Diretores de Escolas Municipais têm modificações

Câmara Municipal atende pedido da comunidade e dá exemplo de exercício de democracia

Foi aprovado em segundo turno, nesta terça-feira (11), pelos vereadores são-joseenses, projeto de lei nº 457/2007, que altera dispositivos da Lei nº 940/2006, que dispõe sobre a escolha, mediante eleição direta, de diretores e seus auxiliares das Unidades de Ensino do município.

Com a aprovação do novo projeto de lei dois itens importantes foram modificados. Um altera o dia da semana para votação, passando de sábado para o último domingo do mês de novembro de cada ano eleitoral, favorecendo assim o comparecimento dos pais dos alunos, pois muitos trabalham durante o sábado. Também, procurando corrigir distorções ocorridas nas eleições anteriores, foi alterado o percentual exigido de comparecimento dos eleitores cadastrados, ficando 40% (quarenta por cento) mais um, e não mais 50% (cinqüenta por cento) mais um.

Para justificar as alterações o presidente da Câmara Municipal, vereador prof. Assis Manoel Pereira, ressaltou três fatos que, segundo ele, merecem destaques: “primeiramente quero evidenciar o tratamento democrático que o município vem dando na escolha de diretores de seus estabelecimentos de ensino. Em segundo lugar registrar a importância da participação da comunidade nesse processo, pois foi por meio das sugestões apresentadas pelo prof. Abelino que este legislativo propôs as referidas modificações ao poder Executivo. O prof. Abelino sentiu a dificuldade dos pais dos alunos em comparecerem à votação aos sábados e, também, conferiu as injustiças causadas pelo alto percentual exigido de comparecimento”. Ainda, prosseguiu Assis, a Câmara Municipal oferece a comunidade atenção especial, principalmente, no que diz respeito às reivindicações e pedidos feitos por ela.

Os vereadores Carlos de Castro, Auro Luis, Tarcisio Kletemberg, prof. Walder e Fenemê, que fizeram uso da palavra no final da sessão legislativa, parabenizaram o prof. Abelino pelas sugestões apresentadas e por convidar alunos do Colégio Guatupê para conhecerem o trabalho dos legisladores são-joseenses.

Jornalista Nara Moreira – 11/09/2007