Câmara Municipal homenageia o CIEE-PR pelos 40 anos de criação

Na tarde desta terça-feira (21), o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná – CIEE-PR, foi homenageada pela Câmara Municipal de São José dos Pinhais, durante sessão legislativa pelos 40 anos de criação. O Diploma de Reconhecimento foi entregue ao diretor presidente do CIEE-PR, Luis Nicolau Mäder Sunyé e ao coordenador da instituição no município, Carlos Agulham, pelo vice-presidente da Casa, professor Walder Mulbak e pela vereadora Lucia Stoco.

Proposta por todos os vereadores, a homenagem contou com a presença do vice-prefeito Toninho da Farmácia, do secretário municipal de Administração, Aldo Bastos, na ocasião representando o prefeito Leopoldo Meyer, do presidente da Aciap, professor Ernesto Wiens, do chefe de gabinete do deputado federal Luiz Carlos Setim, Carlos Pereira, além de secretários municipais, vereadores, integrantes e professores do CIEE-PR, estagiários e alunos do curso em Preparação para o Exercício da Cidadania, realizado pela Câmara Municipal em parceria com a instituição homenageada.

O vice-presidente do Legislativo, Walder Mulbak (orador oficial do evento), iniciou seu discurso, dizendo que “a idéia de criar um centro de capacitação profissional para jovens, em 1967, surgiu a partir da preocupação de um grupo de 72 educadores e empresários, já preocupados e cientes da importância da preparação dos estudantes na inserção no mercado de trabalho”.

Em 1999, com a descentralização do CIEE-PR, foi criado o posto do órgão em São José dos Pinhais, junto às dependências da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviços de São José dos Pinhais – ACIAP.

Walder finalizou sua fala enaltecendo a importância do CIEE para os jovens estudantes, principalmente abrindo oportunidades para um futuro com melhor qualidade de vida.

O diretor presidente do CIEE no Paraná, Luis Sunyë, emocionado agradeceu a recepção que teve junto aos vereadores desta Casa de Leis e pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela instituição. Segundo Sunyë, o Centro busca aliar a teoria que o estudante aprende na instituição de ensino com a experiência adquirida por meio do estágio.

O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná – CIEE/PR é uma associação de âmbito estadual, de direito privado, fins não econômicos ou não lucrativos, utilidade pública, fins educacionais, filantrópicos, e reconhecida como entidade beneficente de assistência social pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS e pela Associação Comercial do Paraná – CASEM, como socialmente responsável.

Também parabenizaram a instituição pelo trabalho desenvolvido, o vice-prefeito Toninho da Farmácia e o secretário de Administração, Aldo Bastos, os quais esperam que o Centro de Integração Empresa-Escola continue prestando grandes serviços para o estado do Paraná, a exemplo do que já vem realizando.

Encerrando o evento, o presidente do Legislativo são-joseense, Assis Manoel Pereira reafirmou a honra de poder estar homenageando esta reconhecida instituição, que muito tem colaborado com a formação dos jovens.

Jornalistas: Franciele Stoco / Nara Moreira

21/08/07