Jairo Melo volta a defender inserção da prática da Psicomotricidade Relacional em Escolas Municipais

Vereador também fala da importância do ensino integral e do processo de implantação de uma unidade da Universidade Tecnológica Federal no Paraná-UTFPR ( antigo CEFET) em São José dos Pinhais.
            O vereador Jairo Melo fez uso da tribuna nesta Terça-feira (14), durante sessão legislativa, para defender a implantação, na rede pública municipal de ensino, nos níveis de educação infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental, da prática da Psicomotricidade Relacional, como atividade sistemática e com fins preventivos.

Para o vereador a Psicomotricidade Relacional é uma prática educativa de valor preventivo, que possibilita às crianças expressarem todo o seu potencial de maneira autêntica, além de ser uma ferramenta essencial no processo de desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-emocional do ser humano. Ainda, segundo ele, é uma atividade que desencadeia ações de cidadania e transformação social, através do estimulo à capacidade relacional dos alunos e de professores, em um espaço adequado, potencializando o desejo para a aprendizagem. “Este processo também auxilia na superação de conflitos relacionais, facilitando o bem-estar familiar, social e profissional".

A prática da Psicomotricidade Relacional foi criada há mais de 40 anos pelo educador francês, Professor André Lapierre, e  coloca de forma decisiva a importância do lugar do corpo na educação e de suas influências na comunicação humana. De acordo com a teoria corpo e aprendizagem caminham juntos, do nascimento à idade adulta, onde o corpo vai registrando experiências e sentimentos, automatizando e dominando movimentos, ampliando sua capacidade de ação, produzindo padrões culturais de comportamentos, ajudando positivamente sua agressividade, inibição, falta de limites, baixa tolerância a frustrações e hiperatividade.

O vereador também falou da importância do ensino integral, o qual ele espera ser adotado pela prefeitura de São José dos Pinhais.”Prova da relevância do ensino integral está na nota obtida pelo primeiro CIEP-Centro Integral de Educação Pública, criado pelo então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, na avaliação do IDEP – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que foi de 8,5, quando a média nacional é de 3,3 ” ressaltou.

Na ocasião, Jairo Melo ainda informou que, na próxima semana, viajará a Brasília, acompanhado do prefeito Municipal, Leopoldo Meyer, para protocolar junto ao Ministério da Educação, o projeto de implantação da extensão da UTFPR em São José dos Pinhais, já aprovado pelo Conselho Universitário da entidade.

Jornalista Nara Moreira – 15/08/2007