Jairo Melo volta a defender inserção da prática da Psicomotricidade Relacional em Escolas Municipais

Vereador também fala da importância do ensino integral e do processo de implantação de uma unidade da Universidade Tecnológica Federal no Paraná-UTFPR ( antigo CEFET) em São José dos Pinhais.
            O vereador Jairo Melo fez uso da tribuna nesta Terça-feira (14), durante sessão legislativa, para defender a implantação, na rede pública municipal de ensino, nos níveis de educação infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental, da prática da Psicomotricidade Relacional, como atividade sistemática e com fins preventivos.
 

 
        Para o vereador a Psicomotricidade Relacional é uma prática educativa de valor preventivo, que possibilita às crianças expressarem todo o seu potencial de maneira autêntica, além de ser uma ferramenta essencial no processo de desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-emocional do ser humano. Ainda, segundo ele, é uma atividade que desencadeia ações de cidadania e transformação social, através do estimulo à capacidade relacional dos alunos e de professores, em um espaço adequado, potencializando o desejo para a aprendizagem. “Este processo também auxilia na superação de conflitos relacionais, facilitando o bem-estar familiar, social e profissional".
 

 
A prática da Psicomotricidade Relacional foi criada há mais de 40 anos pelo educador francês, Professor André Lapierre, e  coloca de forma decisiva a importância do lugar do corpo na educação e de suas influências na comunicação humana. De acordo com a teoria corpo e aprendizagem caminham juntos, do nascimento à idade adulta, onde o corpo vai registrando experiências e sentimentos, automatizando e dominando movimentos, ampliando sua capacidade de ação, produzindo padrões culturais de comportamentos, ajudando positivamente sua agressividade, inibição, falta de limites, baixa tolerância a frustrações e hiperatividade.
 

 
O vereador também falou da importância do ensino integral, o qual ele espera ser adotado pela prefeitura de São José dos Pinhais.”Prova da relevância do ensino integral está na nota obtida pelo primeiro CIEP-Centro Integral de Educação Pública, criado pelo então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, na avaliação do IDEP – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que foi de 8,5, quando a média nacional é de 3,3 ” ressaltou.
 

 
Na ocasião, Jairo Melo ainda informou que, na próxima semana, viajará a Brasília, acompanhado do prefeito Municipal, Leopoldo Meyer, para protocolar junto ao Ministério da Educação, o projeto de implantação da extensão da UTFPR em São José dos Pinhais, já aprovado pelo Conselho Universitário da entidade.
 

 
Jornalista Nara Moreira – 15/08/2007
 

 
 
 

 
 
 

 
 
 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support