Deputado Setim esclarece aos vereadores sobre matérias aprovadas no Congresso

Já o presidente da Câmara fala sobre a alta arrecadação do município, cujos recursos ficam na sua maioria com o governo federal e estadual.
           
Em visita recente à Câmara de Vereadores o deputado federal, Luiz Carlos Setim, aproveitou a oportunidade para falar das últimas matérias aprovadas pelo Congresso Nacional. Na ocasião ele ainda cumprimentou os vereadores pelo trabalho desenvolvido e pela dedicação à comunidade são-joseense.
 

 
         Entre os assuntos abordados por Setim, um diz respeito ao Fundo de Participação dos Municípios, cujo índice passará de 22,5% para 23,5%. Esta matéria já foi aprovada em segundo turno, devendo valer a partir do mês de setembro. Em relação a este tema, o presidente da Câmara Municipal, vereador prof. Assis Manoel Pereira, fez um aparte ressaltando que São José dos Pinhais, no ano de 2006, segundo dados da Receita Estadual, gerou R$ 347 milhões e 366 mil, destes retornaram para o município somente 30%, já com  relação a União, gerou só de imposto de renda e IPI, quase 974 milhões, e destes só 3% voltaram para São José dos Pinhais em forma do Fundo de Participação dos Municípios. “Isto é um absurdo, pois a cada ano as administrações municipais se vêem obrigadas a investirem mais em saúde e segurança, cuja competência é do governo federal e estadual, mas em compensação os repasses para os municípios, mesmo sendo grandes arrecadadores, são ínfimos. Portanto esse aumento no índice do Fundo de Participação dos Municípios, mesmo sendo de apenas 1%, já é uma boa notícia”, afirmou Assis. 
 

 
         O deputado Setim também falou da aprovação da Lei da Reforma Política, que na sua opinião poderia ter sido mais ampla e abrangente, não sendo tudo o que muitos almejavam, principalmente na questão da fidelidade partidária, que deixou brecha de 30 dias para mudanças de partido. Ele falou ainda a respeito da PEC 33, que amplia o número de vereadores. Nesse sentido Setim disse que existe uma pré-disposição do presidente da Câmara dos Deputados de votar a PEC, principalmente para corrigir alguns erros, como o de não mexer no índice de gastos das Câmaras Municipais, mesmo tendo diminuído o número de vereadores.
 

 
         A presença do deputado federal, Luiz Carlos Setim, foi bem vista pelos membros do Legislativo, pois deu a oportunidade dos vereadores fazerem uma série de indagações, bem como dirimirem algumas dúvidas. Ao despedir-se  Setim se colocou a disposição de todos os vereadores para qualquer necessidade, tanto através da sua pessoa como de seu escritório, mantido no município.
 

 
 
 

 
Jornalista Nara Moreira – 20/08/2007
 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support