Juiz Ivo Faccenda é Cidadão Honorário de SJP

Título foi entregue pelos vereadores Ailton Fenemê e Assis Manoel Pereira
 
 

Em uma das sessões solenes mais concorridas do ano, o juiz de direito da 2ª vara civil desta comarca, Ivo Faccenda, recebeu na noite da última sexta-feira, o Título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais. A proposta foi apresentada pelos vereadores Assis Manoel Pereira e Ailton Fenemê e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores.
 

A cerimônia, presidida pelo presidente da Casa, vereador prof. Assis, contou com a presença de autoridades dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de familiares e amigos do homenageado. As dependências do Legislativo tornaram-se pequenas para abrigar todos os presentes. O juiz foi saudado com canções da sua terra natal, além dos Hinos Nacional e do Município, os quais foram executados pela cantora Marise Farias.
 

Em seu discurso, o vereador prof. Assis, falou sobre a importância da função de juiz, atividade exercida pelo homenageado. “A dignidade do juiz depende a dignidade do Direito”, enfatizou. Para o vereador, o município concretizou o “reconhecimento a um de seus juizes, que com coragem e dedicação vem contribuindo com a nossa sociedade”.
 

Em seguida, o vereador Ailton Fenemê comentou sobre a trajetória de vida e carreira do mais novo cidadão honorário são-joseense. “Por sua brilhante trajetória e contribuição para o desenvolvimento de São José dos Pinhais, Ivo Faccenda, é merecedor desta homenagem”, concluiu.
 

O prefeito Leopoldo Meyer e o vice-prefeito Toninho da Farmácia elogiaram o trabalho responsável e ético desenvolvido pelo homenageado. O deputado estadual Francisco Bührer e o deputado federal Luiz Carlos Setim, também se pronunciaram durante a cerimônia para parabenizar o juiz pela justa homenagem. Durante a sessão solene, o advogado e professor da Pontifícia Universidade do Paraná – Campus São José, Alcir Sperandio, também discursou em nome daquela Instituição de Ensino, a qual Ivo Faccenda é professor.
 

Ao fazer o uso da palavra, bastante emocionado, agradeceu a todos os vereadores pela homenagem, em especial, aos vereadores proponentes. Faccenda destacou ainda a presença de amigos e colegas de profissão e a importância da sua família em todos os momentos de sua vida.
 

Ao final da sessão solene, o bispo Dom Ladislau Biernaski, realizou uma benção especial para o homenageado e, em seguida, a todos os presentes.
 

Trajetória
 

 Ivo Faccenda é natural de Sarandi, no Rio Grande do Sul e graduado pela Faculdade de Direito de Cruz Alta. Participou de diversos cursos de extensão, seminários, simpósios e congressos, além de freqüentar inúmeros outros cursos de aperfeiçoamento da Escola da Magistratura do Paraná, Associação dos Magistrados e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
 

O homenageado reside no município desde 2001, quando em agosto daquele ano, por merecimento, foi promovido a juiz de direito titular da 2ª Vara Civil de São José dos Pinhais, onde com excelência desenvolve seu trabalho, dando agilidade e efetividade aos processos, trabalho este reconhecido pela corregedoria geral da justiça.
 

Exerceu a advocacia nas cidades de Chapada e Porto Alegre de 1987 e 1991. Atuou como juiz substituto da 46ª Secção Judiciária com sede nesta comarca, de 1992 a 1994. Em Ubiratã, atuou como juiz de direito. Naquela cidade criou e instalou a Associação da Família Forense de Ubiratã.
 

No ano de 1995 atuou como juiz de direito da comarca de Campina Grande do Sul, quando foi o responsável pela instalação do juizado especial cível e criminal daquela comarca e pela instalação do Conselho da Comunidade. Promoveu a transferência da 195ª zona eleitoral de Pinhais para Campina Grande do Sul e criou a Associação da Família Forense.
 

Ivo Faccenda também exerce a função de professor na Escola da Magistratura, na cadeira de Prática de Sentença Penal e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde leciona as disciplinas de Processo de Conhecimento e Processo de Execução, e ministra o curso de Direito Comercial: Falência e Concordata.
 

Títulos
 

Ao longo de sua carreira, o homenageado já recebeu diversos títulos. Entre eles, os de cidadão honorário dos municípios de Campina Grande do Sul e Quatro Barras. Da Assembléia Legislativa do Paraná, em 2002, já recebeu moção com Votos de Louvor.
 

Presenças
 

A solenidade contou com a presença da vereadora Lucia Stoco e dos vereadores prof. Assis, Ailton Fenemê, Walder Mulbak, Tarcísio Klettemberg, Jairo Melo, Carlos de Castro, Sylvio Monteiro, Auro Luis e Donizete Fraga. Do prefeito Leopoldo Meyer, vice-prefeito Toninho da Farmácia, deputado federal Luiz Carlos Setim, deputado estadual Francisco Bührer, secretários municipais, desembargadores, juizes e promotores.
 

 
 

 
 

Jornalista: Franciele Stoco
 

DRT/PR 5467 –31/07/07
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support