Juiz Ivo Faccenda é Cidadão Honorário de SJP

Título foi entregue pelos vereadores Ailton Fenemê e Assis Manoel Pereira

Em uma das sessões solenes mais concorridas do ano, o juiz de direito da 2ª vara civil desta comarca, Ivo Faccenda, recebeu na noite da última sexta-feira, o Título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais. A proposta foi apresentada pelos vereadores Assis Manoel Pereira e Ailton Fenemê e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores.

A cerimônia, presidida pelo presidente da Casa, vereador prof. Assis, contou com a presença de autoridades dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de familiares e amigos do homenageado. As dependências do Legislativo tornaram-se pequenas para abrigar todos os presentes. O juiz foi saudado com canções da sua terra natal, além dos Hinos Nacional e do Município, os quais foram executados pela cantora Marise Farias.

Em seu discurso, o vereador prof. Assis, falou sobre a importância da função de juiz, atividade exercida pelo homenageado. “A dignidade do juiz depende a dignidade do Direito”, enfatizou. Para o vereador, o município concretizou o “reconhecimento a um de seus juizes, que com coragem e dedicação vem contribuindo com a nossa sociedade”.

Em seguida, o vereador Ailton Fenemê comentou sobre a trajetória de vida e carreira do mais novo cidadão honorário são-joseense. “Por sua brilhante trajetória e contribuição para o desenvolvimento de São José dos Pinhais, Ivo Faccenda, é merecedor desta homenagem”, concluiu.

O prefeito Leopoldo Meyer e o vice-prefeito Toninho da Farmácia elogiaram o trabalho responsável e ético desenvolvido pelo homenageado. O deputado estadual Francisco Bührer e o deputado federal Luiz Carlos Setim, também se pronunciaram durante a cerimônia para parabenizar o juiz pela justa homenagem. Durante a sessão solene, o advogado e professor da Pontifícia Universidade do Paraná – Campus São José, Alcir Sperandio, também discursou em nome daquela Instituição de Ensino, a qual Ivo Faccenda é professor.

Ao fazer o uso da palavra, bastante emocionado, agradeceu a todos os vereadores pela homenagem, em especial, aos vereadores proponentes. Faccenda destacou ainda a presença de amigos e colegas de profissão e a importância da sua família em todos os momentos de sua vida.

Ao final da sessão solene, o bispo Dom Ladislau Biernaski, realizou uma benção especial para o homenageado e, em seguida, a todos os presentes.

Trajetória

Ivo Faccenda é natural de Sarandi, no Rio Grande do Sul e graduado pela Faculdade de Direito de Cruz Alta. Participou de diversos cursos de extensão, seminários, simpósios e congressos, além de freqüentar inúmeros outros cursos de aperfeiçoamento da Escola da Magistratura do Paraná, Associação dos Magistrados e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

O homenageado reside no município desde 2001, quando em agosto daquele ano, por merecimento, foi promovido a juiz de direito titular da 2ª Vara Civil de São José dos Pinhais, onde com excelência desenvolve seu trabalho, dando agilidade e efetividade aos processos, trabalho este reconhecido pela corregedoria geral da justiça.

Exerceu a advocacia nas cidades de Chapada e Porto Alegre de 1987 e 1991. Atuou como juiz substituto da 46ª Secção Judiciária com sede nesta comarca, de 1992 a 1994. Em Ubiratã, atuou como juiz de direito. Naquela cidade criou e instalou a Associação da Família Forense de Ubiratã.

No ano de 1995 atuou como juiz de direito da comarca de Campina Grande do Sul, quando foi o responsável pela instalação do juizado especial cível e criminal daquela comarca e pela instalação do Conselho da Comunidade. Promoveu a transferência da 195ª zona eleitoral de Pinhais para Campina Grande do Sul e criou a Associação da Família Forense.

Ivo Faccenda também exerce a função de professor na Escola da Magistratura, na cadeira de Prática de Sentença Penal e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde leciona as disciplinas de Processo de Conhecimento e Processo de Execução, e ministra o curso de Direito Comercial: Falência e Concordata.

Títulos

Ao longo de sua carreira, o homenageado já recebeu diversos títulos. Entre eles, os de cidadão honorário dos municípios de Campina Grande do Sul e Quatro Barras. Da Assembléia Legislativa do Paraná, em 2002, já recebeu moção com Votos de Louvor.

Presenças

A solenidade contou com a presença da vereadora Lucia Stoco e dos vereadores prof. Assis, Ailton Fenemê, Walder Mulbak, Tarcísio Klettemberg, Jairo Melo, Carlos de Castro, Sylvio Monteiro, Auro Luis e Donizete Fraga. Do prefeito Leopoldo Meyer, vice-prefeito Toninho da Farmácia, deputado federal Luiz Carlos Setim, deputado estadual Francisco Bührer, secretários municipais, desembargadores, juizes e promotores.

Jornalista: Franciele Stoco

DRT/PR 5467 –31/07/07