Vereadores preocupados com meio ambiente e doenças profissionais

Durante sessão legislativa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, realizada no último dia 05, dois temas de suma importância social foram amplamente discutidos pelos vereadores: Meio Ambiente e Doenças Profissionais.

O vereador Marcos da Vidofer fez uso da tribuna e, ao abordar sobre o Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia, comemorado nesse dia, falou dos problemas enfrentados por aqueles que atuam na área da reciclagem, desde os catadores de papeis até a classe empresarial. 
 
“Precisamos valorizar mais o segmento da reciclagem, cujo papel social e econômico representa muito para toda a sociedade, principalmente no que diz respeito à contribuição para a preservação do meio ambiente”, falou Marcos que, na ocasião, também leu a Carta de Curitiba da Associação Brasileira dos Recicladores – RECBRAS, resultado da audiência pública realizada no plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná, que reuniu associados e convidados do setor de reciclagem do Brasil. A audiência tratou do “valor social, econômico e da segurança para o segmento da reciclagem”. 
 
Os vereadores prof. Assis Manoel Pereira e José Vieira também falaram das suas preocupações com o tema Meio Ambiente. Assunto que, segundo eles, é muito comentado por todos, mas que poucos realmente levam a sério ou assumem atitudes de mudanças de comportamento visando a sua preservação. “Se continuarmos a desperdiçar a água, não economizarmos energia e destruirmos a natureza, não haverá futuro para as novas gerações. Acho importante termos uma disciplina sobre Meio Ambiente nas escolas de ensino médio e fundamental, para conscientizarmos os jovens da importância de uma nova visão a respeito da preservação e cuidados com o meio ambiente”, declarou o professor Assis. Ele, juntamente com o vereador José Vieira, também falaram sobre a relevância dos trabalhos desenvolvidos pelos catadores de papéis e recicladores nesse contexto, merecendo de toda a sociedade respeito e admiração. Ainda, conforme Assis, os poderes públicos deveriam criar políticas de proteção e valorização dos catadores de papeis, verdadeiros agente de proteção ao meio ambiente.

DOENÇAS PROFISSIONAIS
O requerimento apresentado pelo vereador prof. Assis Manoel Pereira, endereçado ao INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – Gerenciamento de Benefícios por Incapacidade -, através do qual solicita informações a respeito do número de trabalhadores afastados do trabalho por motivo de doenças profissionais (LER/DORT/DEPRESSÃO) de São José dos Pinhais e, inclusive com o nome da empresa empregadora, também gerou inúmeras discussões. “É alarmante o número de jovens que estão se tornando incapacitados no município” justificou o proponente do requerimento. Afirmativa essa que levou os vereadores Marcos da Vidofer, Ailton Fenemê, Walder Mulbak e Donizete Fraga a se pronunciarem a respeito do assunto, acrescentando que essa questão vem gerando uma enorme preocupação junto a todos os vereadores são-joseenses, que querem encontrar soluções para amenizar o problema.  

Jornalista Nara Moreira – 11/06/07

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support