Toninho da Farmácia é Cidadão Honorário de São José dos Pinhais

Com seu carisma, Toninho da Farmácia, ao longo da sua vida conquistou inúmeros amigos e admiradores.

Uma das personalidades mais ilustres na política do município, o vice-prefeito Toninho da Farmácia, foi homenageado nesta segunda-feira, no Buffet Imperial, com o título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais.

Proposto pelo vereador são-joseense Joel Almeida, a homenagem foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. “O título de cidadania honorária é o reconhecimento do trabalho que Toninho vem desenvolvendo na cidade”, enfatizou o vereador, que também relembrou um pouco da história da vida do homenageado, que nasceu em Umuarama – norte do Paraná e, que desde 1982, reside no Jardim Ipê.

Joel também enfatizou o lado humilde do homenageado, que pelas suas ações em prol da comunidade tem demonstrado.

Ao fazer o uso da palavra o chefe do Executivo, Leopoldo Meyer, disse “como prefeito me senti honrado me senti honrado em assinar o Título do Toninho, pelo trabalho desenvolvido junto a administração do município, principalmente em auxiliar as pessoas mais simples”. Leopoldo aproveitou a oportunidade para parabenizar o seu vice pela passagem do seu aniversário, comemorado naquela data.

O deputado estadual Francisco Bührer e o deputado federal Luiz Carlos Setim ao se pronunciarem enalteceram o espírito de companheirismo do mais novo cidadão honorário são-joseense, e lembraram o quanto Toninho era parceiro dos interesses públicos e se dedicava a causa das pessoas menos favorecidas, durante a gestão em que eram respectivamente, vice e prefeito desta cidade.

Por ser uma pessoa carismática, humilde e honesta, ao longo da sua vida conquistou muitos amigos e admiradores. Prova disso, foi o comparecimento de mais de 450 pessoas a solenidade de entrega do Título.

Toninho agradeceu a presença de todos, em especial ao vereador Joel Almeida por ter oportunizado receber esta homenagem. “Mais da metade deste título devo a minha família, principalmente ao meu pai, pelo incentivo que recebi na minha juventude”, justificou.

Toninho disse ter muito afeto e carinho por todos os presentes e que gostaria de sempre estar junto com eles, para continuar construindo uma cidade cada vez melhor. “Obrigado por serem meus amigos”, finalizou.

Estiveram prestigiando a solenidade, representantes do Poder Judiciário e clubes de serviços, lideranças comunitárias e empresariais, imprensa, membros da comunidade local, secretários municipais, os deputados Bührer e Setim, amigos e familiares do homenageado, além dos vereadores Walder Mulbak, Lucia Stoco, Tarcísio Klettemberg, Jairo Melo Fenemê, Auro Luis, Carlos de Castro, Donizete Fraga e Marcos da Vidofer.

Trajetória

Ex-engraxate e vendedor de livros, Toninho tinha como objetivo trabalhar em farmácia. Ao conquistar o seu objetivo, de balconista logo passou a gerente e, após um período, abriu seu próprio estabelecimento.

Em 1996, Toninho foi eleito vereador pela primeira vez, quando obteve o segundo maior número de votos entre os vereadores que assumiram aquela legislatura e no ano de 2000 foi reeleito com expressiva votação.

Pelo ótimo trabalho desenvolvido como vereador, principalmente junto à comunidade do grande Guatupê, Toninho foi convidado a disputar o cargo de vice-prefeito nas últimas eleições. Atualmente, Toninho e o prefeito Leopoldo Meyer, vêm desenvolvendo várias atividades em prol da comunidade são-joseese, fazendo parte da história do município.

Aniversário

Após a solenidade da Câmara Municipal, a equipe de trabalho do vice-prefeito, Toninho da Farmácia, juntamente com colegas de serviço da Prefeitura, preparou algumas homenagens ao aniversariante e mais novo cidadão são-joseense.

Entre as homenagens estava a exibição de um vídeo com testemunho de amigos, familiares e partidários políticos e entrega de placas com palavras de gratidão e reconhecimento.

Jornalista: Franciele Ulson

24/04/07