Campus da UTFPR em São José a um passo de se tornar uma realidade

Membro do Conselho de Educação da UFTPR expôs o projeto definitivo de implantação do Campus – São José dos Pinhais, em reunião realizada no poder Legislativo.
 

 
 

Nessa terça-feira (3), a Câmara Municipal de São José dos Pinhais sediou  importante reunião para a área de educação no município. Na ocasião, o Gerente de Relações Empresarias e Comunitárias e membro do Conselho de Educação da UFTPR, professor Décio Estevão do Nascimento, apresentou, para uma platéia de aproximadamente cem pessoas, o projeto definitivo para a implantação do Campus daquela instituição (antigo Cefet), em nossa cidade.
 

A mesa oficial do evento foi composta pelo presidente do Legislativo, vereador prof. Assis Manoel Pereira, pelo proponente de implantação do projeto, vereador Jairo Melo, pelo Prefeito Municipal, Leopoldo Meyer, e pelo vice-prefeito, Toninho da Farmácia. Estiveram participando do evento, os vereadores; Carlos de Castro, Donizete Fraga, Walder Mulbak e Tarcisio Klettemberg, além de secretários municipais, representantes de várias entidades de classe, diretores de escolas e membros da sociedade civil organizada.
 

Ao se manifestarem, tanto o presidente do Legislativo como do Executivo ressaltaram a importância do projeto para o município e que este sonho é compartilhado por toda a comunidade são-joseense. Eles também afirmaram que vão continuar a dar apoio integral para a viabilização do projeto. Já o vereador Jairo Melo, autor da idéia, aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os que contribuíram, de forma direta como indireta, para que a sua iniciativa se tornasse uma realidade.
 

Em sua explanação o professor Décio discorreu sobre todas as etapas do projeto, desde sua finalidade, estudos realizados, infra-estrutura e das necessidades futuras para a implantação definitiva da UTFPR. Ainda, segundo ele, serão ofertados os Cursos: Técnico de Nível Médio em Informática, Técnico de Nível Médio em Manutenção Eletromecânica
 

e um Curso Superior de Tecnologia em Alimentos. “A oferta desses cursos foi baseada nos indicadores, na experiência do Campus Curitiba e nas expectativas e vocações locais e regionais. Essa estrutura inicial tem uma grande possibilidade de expansão em direção a novas formações, como por exemplo: áreas de Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Alimentos, Química, Processos de Manufatura, entre outras”, destacou.
 

Também, frisou Décio, que a intenção na elaboração do projeto foi deixar claro a necessidade desses cursos tecnológicos atender, além de São José dos Pinhais, os municípios circunvizinhos (Tijucas do Sul, Pinhais,
 

Piraquara,
 

Fazenda Rio Grande,
 

Quatro Barras,
 

Mandirituba,
 

Agudos do Sul e Contenda
 

)
 

.  E, com isto, transformar esta cidade, em um pólo de educação, que atenda toda a demanda, que atualmente é de mais de 20 mil estudantes.
 

 
 

Com a realização dessa reunião, e contando com o apoio das autoridades presentes, o projeto de implantação do Campus – São José dos Pinhais será agora encaminhado ao Ministério da Educação para aprovação.  “Nessa etapa é de suma relevância o apoio de toda a comunidade, bem como das classes política e empresarial”, reafirmou o prof. Décio.
 

         Jornalista Nara Moreira – 04/04/2007
 

 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support