Encontro Regional de Desenvolvimento Sustentável é realizado em SJP

 
 

Banco do Brasil foi o responsável pela promoção e organização do evento.
 

 
 

O Banco do Brasil realizou na última quinta-feira (25), às 15h30, no plenário principal da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, o Encontro Microregional, onde fez a apresentação da política de Desenvolvimento Regional Sustentável – DRS, para o município de São José dos Pinhais e outras regiões. O encontro contou com a participação de representantes de 22 municípios, associações comerciais e sindicatos.
O encontro contou com a explanação de assuntos pertinentes ao desenvolvimento sustentável, que segundo os palestrantes Miguel Ozório, José Altair Chemin e Marco Antonio Sanches, satisfaz as necessidades presentes de uma determinada região sem comprometer a capacidade das gerações futuras. “O Banco do Brasil oferece a liberação de recursos que melhoram a qualidade e rendimento dos agronegócios no Paraná, porém, a oportunidade dada aos beneficiários somente acontece com a participação de todos”, enfatizou Chemin.
 

O Banco trabalha associado a parcerias com diversos agentes, tanto da esfera federal, estadual e municipal, como da sociedade civil, empresários, universidades, entidades religiosas e ONGs, agregando diversas ações, como: assistência técnica, capacitação e consultoria, propiciando resultados economicamente positivos, além de adotar práticas que permitam um salto de qualidade nos indicadores de desenvolvimento social e ambiental.
 

Em São José dos Pinhais, por exemplo, a metodologia do Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil auxilia na cultura de morangos em parceria com a Prefeitura, Comopar e Emater. Este processo conta com uma cooperativa, a qual funciona ao lado da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, no antigo prédio da Clac. A cooperativa é responsável pela compra dos frutos dos produtores participantes e os coloca no mercado. Com o DRS, hoje os morangos são-joseenses estão mais valorizados. Existem especulações que  afirmam a possibilidade de exportação dos frutos e sua industrialização, bem como doces, polpas e pó, para a produção de sucos e iogurtes. “A cooperativa que se iniciou com seis produtores, hoje atinge o número de 73 cooperados, com a perspectiva de alcançar 100 participantes até o final deste ano”, afirmou o gerente regional do Banco do Brasil de São José dos Pinhais, Ari Girelli.
 

A DRS consiste em uma estratégia negocial de atuação corporativa, com a finalidade de contribuir para a redução dos problemas estruturais do País, gerando trabalho e renda de forma sustentável, inclusa e participativa, enquanto promove o equilíbrio social e o respeito ao meio ambiente, sempre considerando as potencialidades e características das comunidades, como cultura e suas tradições. Além de estimular a organização em associações, fixar o homem no campo, incluir jovens na produtividade e também transformar pequenas produções em atividades econômicas.
 

A estratégia de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil iniciou no Norte e Nordeste, onde já foi possível obter resultados. No Sul, o DRS já está colhendo frutos em Andirá com a produção de bolsas a partir da folha de bananeira e em Querência, com o aumento da produção de gado.
 

Prestigiaram o encontro os secretários municipais de Planejamento, Giovani de Souza e de Agricultura, Osmar Foggiato, além de representante da Secretária Municipal de Promoção Social e da Emater-PR, Carlos Antonio Biasi.
 

 
 

 
 

Jornalista: Franciele Ulson
 

Colaborou: Carolina do Nascimento
 

25/01/2007
 

 
 

 

 
 

 
 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Deixe-nos um elogio:
Feedback

Deixe-nos sua sugestão:

Escreva sua reclamação:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support