Encontro Regional de Desenvolvimento Sustentável é realizado em SJP

Banco do Brasil foi o responsável pela promoção e organização do evento.

O Banco do Brasil realizou na última quinta-feira (25), às 15h30, no plenário principal da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, o Encontro Microregional, onde fez a apresentação da política de Desenvolvimento Regional Sustentável – DRS, para o município de São José dos Pinhais e outras regiões. O encontro contou com a participação de representantes de 22 municípios, associações comerciais e sindicatos.
O encontro contou com a explanação de assuntos pertinentes ao desenvolvimento sustentável, que segundo os palestrantes Miguel Ozório, José Altair Chemin e Marco Antonio Sanches, satisfaz as necessidades presentes de uma determinada região sem comprometer a capacidade das gerações futuras. “O Banco do Brasil oferece a liberação de recursos que melhoram a qualidade e rendimento dos agronegócios no Paraná, porém, a oportunidade dada aos beneficiários somente acontece com a participação de todos”, enfatizou Chemin.

O Banco trabalha associado a parcerias com diversos agentes, tanto da esfera federal, estadual e municipal, como da sociedade civil, empresários, universidades, entidades religiosas e ONGs, agregando diversas ações, como: assistência técnica, capacitação e consultoria, propiciando resultados economicamente positivos, além de adotar práticas que permitam um salto de qualidade nos indicadores de desenvolvimento social e ambiental.

Em São José dos Pinhais, por exemplo, a metodologia do Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil auxilia na cultura de morangos em parceria com a Prefeitura, Comopar e Emater. Este processo conta com uma cooperativa, a qual funciona ao lado da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, no antigo prédio da Clac. A cooperativa é responsável pela compra dos frutos dos produtores participantes e os coloca no mercado. Com o DRS, hoje os morangos são-joseenses estão mais valorizados. Existem especulações que  afirmam a possibilidade de exportação dos frutos e sua industrialização, bem como doces, polpas e pó, para a produção de sucos e iogurtes. “A cooperativa que se iniciou com seis produtores, hoje atinge o número de 73 cooperados, com a perspectiva de alcançar 100 participantes até o final deste ano”, afirmou o gerente regional do Banco do Brasil de São José dos Pinhais, Ari Girelli.

A DRS consiste em uma estratégia negocial de atuação corporativa, com a finalidade de contribuir para a redução dos problemas estruturais do País, gerando trabalho e renda de forma sustentável, inclusa e participativa, enquanto promove o equilíbrio social e o respeito ao meio ambiente, sempre considerando as potencialidades e características das comunidades, como cultura e suas tradições. Além de estimular a organização em associações, fixar o homem no campo, incluir jovens na produtividade e também transformar pequenas produções em atividades econômicas.

A estratégia de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil iniciou no Norte e Nordeste, onde já foi possível obter resultados. No Sul, o DRS já está colhendo frutos em Andirá com a produção de bolsas a partir da folha de bananeira e em Querência, com o aumento da produção de gado.

Prestigiaram o encontro os secretários municipais de Planejamento, Giovani de Souza e de Agricultura, Osmar Foggiato, além de representante da Secretária Municipal de Promoção Social e da Emater-PR, Carlos Antonio Biasi.

Jornalista: Franciele Ulson

Colaborou: Carolina do Nascimento