Em noite memorável, Victor Hogan recebe Título de Cidadão Honorário deste município

                Nesta sexta-feira (10), a Câmara Municipal de São José dos Pinhais foi palco de uma das mais emocionantes solenidades já realizadas pela aquela Casa de Leis. O protagonista da noite foi o empresário e artista plástico, Victor Alfredo Hogan, que recebeu o título de Cidadão Honorário do município, proposto pelo vereador Donizete Fraga, também vice-presidente da Câmara.
 

                 Sua trajetória de vida, relatada pelos oradores da solenidade, comoveu a todos os presentes, principalmente pelo seu espírito humanitário e de perseverança na luta para se tornar um dos maiores empresário desta cidade.
 

                 Prestigiaram a sessão solene, conduzida pelo presidente do poder Legislativo, Assis Manoel Pereira, a esposa do homenageado, Mafalda Becker, seus filhos Federico, Maria Emilia, Patrício Cristian Ricardo e Tomas, demais familiares e amigos. Também estiveram presentes o prefeito Municipal, Leopoldo Meyer, o presidente da Aciap, Julio Canestraro e outras autoridades municipais. Compareceram ainda os vereadores Carlos de Castro, Prof. Walder Mulbak, Marcos da Vidofer, Jairo Melo, Ailton Fenemê e Tarcisio Klettemberg.
 

                O vereador Donizete, orador oficial pela Câmara Municipal, bastante emocionado, falou da pessoa do homenageado e da sua vida profissional, relatando inclusive o amor de Victor pelas artes. Segundo suas palavras, Hogan fez uma brilhante carreira profissional em Buenos Aires, na Argentina, local onde nasceu, em 1941, e residiu até 1985. Formou-se Técnico Mecânico e Engenheiro Eletromecânico nos anos de 1959 e 1966, respectivamente, em Buenos Aires. Victor Hogan também possui grande afinidade com a área de saúde, tendo cursado Medicina durante três anos, não se formou, entretanto fez parte do Instituto de Engenharia Biomédica de Buenos Aires, onde lá desenvolveu, junto com uma equipe, o primeiro marca passo cardíaco de demanda, sistema que é utilizado até hoje.
 

Ainda, conforme Donizete, na área da Mecânica, Hogan se especializou em Hidráulica, Construção de Máquinas e Ferramentas e Retificação de Superfícies, com isso, teve a oportunidade de estagiar na Romênia, Itália e Espanha. Amante das artes, durante esse período, fez cursos de pintura humana na Romênia e na Itália, ocasião em que visitou importantes galerias de artes. No período de 1973 e 1985, ele foi sócio e diretor da Normatic Retificadoras de Buenos Aires, e logo após, o homenageado veio para o Brasil.
 

Continuando, o orador salientou que em 1986, o homenageado fundou a Normatic Indústria e Comércio de Maquinas Ltda, em São José dos Pinhais, empresa que atualmente é especializada em tratamentos térmicos de peças metálicas. “Por ser imigrante, Hogan enfrentou muitas dificuldades para iniciar sua vida empresarial na sua chegada ao Brasil, mas com a sua tenacidade e perseverança, tornou-se um grande e conceituado empresário, além de conhecido artista plástico, devido a sua sensibilidade e amor as artes. Começou a pintar há 30 anos por hobby e não parou mais. Hoje, o nosso homenageado afirma que nunca comercializou uma obra sua, pois todos os seus ídolos, que tentaram viver das artes, morreram pobres e miseráveis”.
 

            Finalizando, o vereador acrescentou que, dentro da sociedade são-joseense, Victor exerceu um papel importante de ajuda social no Lyons Clube, chegando a ser presidente, e que, atualmente ocupa o cargo de tesoureiro geral da ACIAP. Ele também desempenha outras atividades fora do município, sendo o atual diretor do Sindimetal Paraná, e vice-presidente executivo da FIEP (coordenador geral para São José dos Pinhais), além de participar do Rotary Clube Cidade Industrial de Curitiba.
 

           Representando a classe empresarial, fez uso da palavra o presidente da ACIAP, Julio Canestraro, que também é amigo pessoal do homenageado, considerando como um irmão. Julio fez questão, em sua fala, de ressaltar a luta de Victor Hogan para se firmar como empresário em São José dos Pinhais. “É com satisfação estarmos aqui hoje para prestarmos essa homenagem. Depois de tantas dificuldades Você é um vitorioso, tanto na sua vida particular como na sua vida empresarial, e merecedor de todo o reconhecimento das pessoas aqui presentes e de todos aqueles que fazem parte do seu convívio”, reafirmou Canestraro.
 

              Também usaram da palavra o vice-prefeito, Toninho da Farmácia e o prefeito Municipal, Leopoldo Meyer, os quais  fizeram deferências ao grande ser humano e empresário, Victor Hogan.
 

      Por outros momentos de emoção, durante a solenidade, foram responsáveis os artistas musicais, que com um excelente repertório de musicas, encantou a todos.
 

     Já em seu discurso, o mais novo cidadão Honorário relatou seu inicio de vida na cidade e lembrou dos grandes amigos que lhe estenderam a mão, bem como daqueles que ainda fazem parte do seu convívio. Ao terminar, Victor declarou um soneto de sua autoria, fazendo menção ao valor da amizade.
 

              Encerrando a sessão solene, o presidente da Câmara, vereador Assis, cumprimentou Victor Hogan pelo seu ingresso na galeria honorífica desta cidade, ressaltando a importância do trabalho e da contribuição do homenageado para a história e desenvolvimento de São José dos Pinhais.

Jornalista Nara Moreira | 10/11/2006

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support