Pe. José Aparecido recebeu o Título de Cidadão Honorário

Pe. José Aparecido, da Borda do Campo,
recebeu o Título de Cidadão Honorário de SJP

Cerimônia realizada na Paróquia Rainha da Paz reuniu centenas de paroquianos, autoridades e amigos do homenageado

A vereadora Lucia Stoco homenageou neste domingo (23), durante sessão solene realizada na Paróquia Rainha da Paz, o padre José Aparecido, com a entrega do título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais. O evento realizado após a missa contou com a participação de representantes de todas as capelas pertencentes à paróquia. Participaram ainda da solenidade autoridades, fiéis e amigos do homenageado.

A homenagem ao religioso foi em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos por ele na área social e nas comunidades em que serviu. “Esta homenagem representa o reconhecimento da comunidade pelo brilhante trabalho desenvolvido pelo eclesiástico”, afirmou a vereadora. O homenageado foi um dos criadores das cozinhas comunitárias na região da Borda do Campo, as quais atendem as pessoas carentes do bairro.

O padre José Aparecido, que desde 1999 está à frente da Paróquia Rainha da Paz, na Borda do Campo, assumiu o Capelão do Governo do Estado, da Assembléia Legislativa, do Tribunal de Justiça e da reitoria da UFPR, e no domingo a comunidade também realizou uma missa de despedida. Ex-assessor eclesiástico do Movimento de Irmãos, atualmente é dirigente espiritual da Associação de Caridade Santa Rita de Cássia, presidente da Fundação Educacional Itaqui e administrador-coordenador da Ação Social do Estado do Paraná.

Ao proferir a saudação, a vereadora Lucia Stoco destacou a importância do padre José Aparecido para São José dos Pinhais, “ícone de caridade e amor ao próximo, o qual sempre está envolvido em atividades em prol dos menos favorecidos”, lembrando que com seu dinamismo, ele cativa e emociona os fiéis com seu discurso inteligente. “Na Paróquia Rainha da Paz, sua função foi reconhecida por todos, onde conduziu seus paroquianos pela fé, esperança e caridade” destacou.

Filho de Maria Suzana Leocádio Pinto e José Pinto, aos 26 anos, iniciou sua preparação religiosa. Fez o noviciado no Seminário dos Frades Dominicanos e, sendo seminarista, atuou na paróquia Sagrados Corações Ulange, Paróquia Santo Antonio, na Capela São Domingos e em nível nacional na coordenação da Pastoral Vocacional dos Frades Dominicanos e como Ecônomo dos Frades Dominicanos, na Província Italiana.

Depois de ordenado em 1993, foi pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Maria e da Paróquia Santo Antonio da Boa Vista, em Curitiba, e, no município de Lapa, vigário paroquial, sendo reconhecido pelo trabalho que desenvolveu junto a comunidade.Nascido na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo/SP, onde permaneceu até concluir o 2º Grau. Padre José é formado em Teologia pelo Sthudium Theológico e licenciado em filosofia pela PUC-PR.

O homenageado agradeceu a vereadora Lucia Stoco e ao Poder Legislativo pela honraria e disse estar muito feliz pela homenagem, ressaltando que ela só foi possível graças à contribuição de todos que sempre estiveram a seu lado. O prefeito Leopoldo Meyer, em sua fala, destacou o trabalho desenvolvido pelo pe. José, ressaltando sua dedicação.

Compareceram à cerimônia o prefeito Leopoldo Meyer, o vice-prefeito Toninho da Farmácia, o deputado estadual Francisco Bührer, a secretária de Promoção Social, Rita de Cássia Meyer, o secretário de Educação, Imar Augusto, o chefe da casa militar da Governadoria, tenente coronel Anselmo, na ocasião representando o Governador Roberto Requião, membros da Fundação Itaqui e os vereadores Donizete Fraga, Carlos de Castro, professor Walder e o presidente do Legislativo, Assis Manoel Pereira e comunidade.

Jornalista: Franciele Ulson

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support