Padres André Piasecki e Dirley Moreira recebem Título de Cidadão Honorário de SJP

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (12), no plenário Segismundo Salatta o Pároco André Piasecki, da Paróquia Monte Claro e o Pároco Dirley Veloso Moreira, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, receberam o título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais.

As honrarias foram entregues através das Leis nº 818 e 817 de 12 de Dezembro de 2005, de autoria dos vereadores Ailton Fenemê e Carlos de Castro, respectivamente. As homenagens representam o reconhecimento dos vereadores e das comunidades pelo brilhante trabalho desenvolvido pelos eclesiásticos.

O plenário ficou lotado. A sessão solene foi prestigiada por representantes das comunidades que tem a frente os padres André Piasecki e Dirley Veloso Moreira, o prefeito Leopoldo Meyer, o vice-prefeito Toninho da Farmácia, o presidente do Legislativo, vereador Assis Manoel Pereira, os vereadores Donizete Fraga, Tarcício Klettemberg, professor Walder Mulbak e a vereadora Lucia Stoco. Também estiveram prestigiando a solenidade, Dom Ladislaw Bienarski, o deputado estadual Francisco Bührer, a secretária de promoção social, Rita de Cássia Meyer, a diretora da Ceasa do Paraná, Jane Elizabete Setenareski, na ocasião representando o vice-governador Orlando Pessuti e demais autoridades.

O Padre André Piasecki, nascido em 1943, na cidade de Próchensko, na Polônia, cursou seus estudos Filosóficos e Teológicos em Pieniezno, e foi ordenado Sacerdote em 1971, pelo Primaz da Polônia, Stefan Wyszynski. É religioso da Congregação do Verbo Divino. Chegou ao Brasil em 1972, onde trabalho nas cidades de Rio Azul no Paraná, Ronda Alta no Rio Grande do Sul, Araruna no Paraná e Vitor Meireles em Santa Catarina. Foi em 1996 que estabeleceu residência em São José dos Pinhais – PR.

Intensificou seu trabalho como Pároco na Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, no bairro Afonso Pena e presta atendimento em mais seis capelas de nosso município, nas quais desenvolve trabalhos na área evangelística, educacional e social. Em diversas comunidades incentivou-os ao cultivo de hortas caseiras, fazendo-os utilizarem a terra para adquirirem seus próprios sustentos.

O Padre Dirley Veloso Moreira nascido em 1967, no município de Marialva no Estado do Paraná, aos vinte e seis anos resolveu dedicar-se à vida religiosa e à função de fé. Ingressou na Faculdade Arquidiocesana de Filosofia em Curitiba, cursando o Seminário Filosófico Bom Pastor, concluindo em 1998. De 1999 a 2002 cursou a Faculdade de teologia Studium Theológicum, no Seminário Teológico Rainha dos Apóstolos, em Curitiba.

Ordenou-se Diácono em 2002, sendo designado para trabalhar na Paróquia Santana, na Capital; em 2003 foi ordenado Padre pelo Arcebispo de Curitiba, Dom Pedro Fedalto. Em 2004 foi transferido para a Região do Grande Guatupê, em São José dos Pinhais, com a missão de assumir a função de Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e atuamente trabalha em mais oito comunidades religiosas.

Padre Dirley é considerado por muitos como um homem extraordinário, um fenômeno que conseguiu resgatar a fé e os valores cristãos entre a população católica. Isto graças a sua atuação não só como religioso, mas também como cidadão atuante, sempre disposto a auxiliar a todos que o procuram em busca de ajuda, que através de sua amizade presta inestimável apoio e orientação espiritual aos moradores.

Enalteceram a solenidade de entrega dos títulos de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais com suas participações o Coral Melodia e o Coral da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support