Padres André Piasecki e Dirley Moreira recebem Título de Cidadão Honorário de SJP

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (12), no plenário Segismundo Salatta o Pároco André Piasecki, da Paróquia Monte Claro e o Pároco Dirley Veloso Moreira, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, receberam o título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais.

As honrarias foram entregues através das Leis nº 818 e 817 de 12 de Dezembro de 2005, de autoria dos vereadores Ailton Fenemê e Carlos de Castro, respectivamente. As homenagens representam o reconhecimento dos vereadores e das comunidades pelo brilhante trabalho desenvolvido pelos eclesiásticos.

O plenário ficou lotado. A sessão solene foi prestigiada por representantes das comunidades que tem a frente os padres André Piasecki e Dirley Veloso Moreira, o prefeito Leopoldo Meyer, o vice-prefeito Toninho da Farmácia, o presidente do Legislativo, vereador Assis Manoel Pereira, os vereadores Donizete Fraga, Tarcício Klettemberg, professor Walder Mulbak e a vereadora Lucia Stoco. Também estiveram prestigiando a solenidade, Dom Ladislaw Bienarski, o deputado estadual Francisco Bührer, a secretária de promoção social, Rita de Cássia Meyer, a diretora da Ceasa do Paraná, Jane Elizabete Setenareski, na ocasião representando o vice-governador Orlando Pessuti e demais autoridades.

O Padre André Piasecki, nascido em 1943, na cidade de Próchensko, na Polônia, cursou seus estudos Filosóficos e Teológicos em Pieniezno, e foi ordenado Sacerdote em 1971, pelo Primaz da Polônia, Stefan Wyszynski. É religioso da Congregação do Verbo Divino. Chegou ao Brasil em 1972, onde trabalho nas cidades de Rio Azul no Paraná, Ronda Alta no Rio Grande do Sul, Araruna no Paraná e Vitor Meireles em Santa Catarina. Foi em 1996 que estabeleceu residência em São José dos Pinhais – PR.

Intensificou seu trabalho como Pároco na Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, no bairro Afonso Pena e presta atendimento em mais seis capelas de nosso município, nas quais desenvolve trabalhos na área evangelística, educacional e social. Em diversas comunidades incentivou-os ao cultivo de hortas caseiras, fazendo-os utilizarem a terra para adquirirem seus próprios sustentos.

O Padre Dirley Veloso Moreira nascido em 1967, no município de Marialva no Estado do Paraná, aos vinte e seis anos resolveu dedicar-se à vida religiosa e à função de fé. Ingressou na Faculdade Arquidiocesana de Filosofia em Curitiba, cursando o Seminário Filosófico Bom Pastor, concluindo em 1998. De 1999 a 2002 cursou a Faculdade de teologia Studium Theológicum, no Seminário Teológico Rainha dos Apóstolos, em Curitiba.

Ordenou-se Diácono em 2002, sendo designado para trabalhar na Paróquia Santana, na Capital; em 2003 foi ordenado Padre pelo Arcebispo de Curitiba, Dom Pedro Fedalto. Em 2004 foi transferido para a Região do Grande Guatupê, em São José dos Pinhais, com a missão de assumir a função de Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e atuamente trabalha em mais oito comunidades religiosas.

Padre Dirley é considerado por muitos como um homem extraordinário, um fenômeno que conseguiu resgatar a fé e os valores cristãos entre a população católica. Isto graças a sua atuação não só como religioso, mas também como cidadão atuante, sempre disposto a auxiliar a todos que o procuram em busca de ajuda, que através de sua amizade presta inestimável apoio e orientação espiritual aos moradores.

Enalteceram a solenidade de entrega dos títulos de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais com suas participações o Coral Melodia e o Coral da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.